quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pátria que me pariu

Vou logo dizendo q hj eu não vim aqui baseada em emoções. Nada de reflexões sobre a vida, dor de cotovelo ou felicidades transbordantes.
Vim eu aqui como leiga total, péssima aluna de geografia, que passou longe do curso de Relações Internacionais, desempregada. Que as unicas coisas que me interessam no exterior são os pontos turisticos, tecnologias e maquiagens.
Venho, pois vi "Profissão Repórter" hoje, sobre brasileiros que estão voltando com o rabo entre as pernas. E sobre os espertos estrangeiros que estão querendo entrar aqui, nessa bosta de país latino, cheio de recursos naturais e "poucos recursos intelectuais". Os últimos, nunca tiveram muito investimento mesmo. Desde a bendita Colonia de Exploração. Capacidade é obvio que temos, nos falta incentivo.
Certa vez, minha professora de Geografia me chamou de Xenofobista, pois eu disse que não achava certo estrangeiros entrarem com toda a facilidade aqui, sem exigências, ocupar nossos empregos e ainda sair por cima da carne seca, menosprezando os anfitriões da festa. Nessa ocasião eu recebia em minha casa, praticamente todos os dias, minha hermanita Mexicana que veio de Intercambio pro Brasil. Tenho ctz q ela (a gringa) não pensa q eu tenho aversão a estrangeiros.... Isso foi em 2006. A Europa ainda não estava quebrada, pelo menos não publicamente-quebrada. Talvez essa senhora (minha querida professora) seja neta dum italiano. Mas isso é só suposição.
Lembrei dessa história, pq eu realmente queria saber se ela ainda acha que eu curto Xenofobia, num cenário novo em que se pensa, tardiamente, em reciprocidade com a Espanha. Se ela achou bonito a forma que aquela velhinha brasileira foi tratada no aeroporto de Madri recentemente.
O fato é que, o Brasil está atraente, não só pelas bundas do carnaval, ou pelo ar-puro da Amazônia, ou ainda pela falta de terremoto. O mundo está se voltando pra cá. E vindo pra cá. Queria eu que eles viessem somente pra visitar nossas belas praias no verão e ir embora no mês seguinte. Eu juro que os receberia muitissimo bem, com a famosa hospitalidade de todo brasileiro. Mas se eles vem com a intensão de ficar aqui pra fugir da crise deles, eu sinto muito. Podem ficar lá, pq aqui não tem emprego nem pra tds nós.
Agora, a gente vê na TV os bonitos já vem pra cá empregados. Penso eu que esses são todos parentes da diretoria dessas empresas estrangeiras que se instalaram aqui. Estão cuidando dos irmãos que faliram lá e precisam de um país-amigo.
Eu quero mesmo é que o consulado brasileiro nesses países exija visto pra vir pra cá. E que os gringos respondam (e comprovem) uma entrevista bem legal, igual a que nós temos que responder pra eles. Em resumo, quero que o Brasil feche as pernas, só pra variar, pq esse negócio de querer ser simpático o tempo todo é burrice.
Empatia e carisma são características nossas mesmo. Tenho orgulho. Mas esse tal de Ministério das Relações Exteriores podia ser menos passivo.
Não quero ver um estranho abrindo a porta da minha geladeira, desviando da mortadela pra pegar o peito-de-peru-light. Enquanto a geladeira dele tem cadeado.
E tenho dito, e se quiserem dizer eu sou xenofobista, xiita ou qlqr um desses radicalista, que digam, mas façam o favor de aparecer 10 anos depois pra me dizer se a opinião de vcs ainda tá de pé.

Nenhum comentário: