quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Matriz G.U.T da vida

Queridos, Já tá tarde, mas eu quis vir aqui deixar, mais uma vez, um pouquinho de mim. Do que paira em minha mente. É bom respirar, ver as coisas acontecerem, ter perspectivas, esperanças. Que bobagem essa de final feliz, o meio feliz é muito mais lucrativo! se o final de uma vida inteira feliz for sofrido, então não há do que reclamar. Eu sei que a melhor coisa de se sentir no mundo é Paz. Agonia dói e consome. E não é tópico de hoje. Então vou me restrigir a falar de prioridades, e, no caso, prioridades futuras, a construção de um plano de ação. Numa vida em que você já se sente grande, não adulta, porque isso eu não sei quando vou conseguir admitir, as coisas passam a ter mais formato, tangibilidade, e.. pressa. Saber fazer planos é essensial, e a cada dia isso se torna mais perceptível. Fazer planos clareia a mente, monta uma linha lógica de raciocínio. Mas planejar e não agir conforme o planejamento é o mesmo que não planejar. Será? Sinceramente, eu admito que poderia ser mais organizada, mas planejar certas coisas pode ser algo transcedental. O que determina os planos são as intenções, mas o que determina os fatos são as circusntâncias. E circunstâncias não são permanentes. Sinto muito, meu irmão, planejar e cumpir o planejado é coisa pra super herói. Porém, há algo que se pode fazer: traçar prioridades, designar ordem pras coisas. De importância. Assim, vc aje, implanejadamente de forma coerente e possível. Para isso, trarei algo muito rotineiro na vida do administrador que poder ser aplicado na administração pessoal, e não é o pessoal que mais importa? Ditemos as regras então: G significa gravidade, saber quão significativo é aquilo; U de urgência, dã é pressa mesmo; e T, TendÊncia é a probabilidade que aquilo tem de piorar ou melhorar. Então, tendo esses critérios, precisamos pontuá-los. A pontuação é simples, é feita contando de 5 à 1, tendo em vista que 5 equivale ao mais relevante e 1 ao menos. Daí, multiple os três números. Por exemplo. Qual é a GUT do aspecto "tirar 8 na prova de Gerencia de investimento". Gravidade: 5; Urgência: 2 (a prova não está tão perto assim); Tendêcia (a piorar) 5. Resultado= 5X2X5 = 50. Portanto é primordial que eu tire 8 em gerÊncia. Daí, quando você tiver uma lista de aspectos pontuados vc vai saber o que mais importa pra vc, o que deve ser feito primeiro. Você, digo eu. Preciso dessa lista feita e analisada o mais rápido possível. Mais que qualquer mapeamento de processos. Tente avaliar qual a prioridade de fazer um curso de especialização, fazer um processo seletivo, alcançar a promoção no trabalho, tirar boas notas na faculdade, mas principalmete, inclua na sua lista, dar atenção aos pais, à avó, sair com os amigos, viajar em intercâmbio, fazer exames médicos, cuidar da aparêcia, fazer um pic-nic. Sua vida só tem um tempo, curto demais e contínuo. Não dá pra priorizar hoje o trabalho e deixar a qualidade de vida pra depois. Lembrar que o que conta é como se sente em vez do que se conquistou também deve ser prioridade.

Nenhum comentário: