segunda-feira, 10 de maio de 2010

3 coisas horriveis de se sentir

Oi! Sou turista aqui, e escrever no lap eh um saco, da nem vontade. Não estou com saudade, não estou inspirada, mas to com vontade de escrever. Ah, também não estou de TPM. Hojhe é dia das mães! Felicidades pra elas que amam tanto nos aturar. Balanço geral: to bem... bem msm!
Voltei a minha série de '3 coisas'... Então, de introdução já deu.
Coisa numero 1 que é ruim de sentir: Odio. A mais óbvia, certo? Todo mundo sabe que é ruim se sentir assim. Pouca gente sabe porque. Em geral o ódio é uma mistura de sentimentos ruins, por isso é tão grave. É algo que envolve raiva e rancor. Com a sensação de que não tem jeito. Ter odio de algo é perda de tempo. Esse sentimento não tem poder algum pra mudar um fato ou um objeto. Assim como também só faz sofrer a quem tem ódio e não a quem se odeio. Sendo assim, o ódio só traz prejuizo. Algo que realmente não vale a pena. E quem sabe não tenhamos controle sobre isso, mas só o fato de tratar com sensatez alivia o mal que faz. Eu mesma não consigo lembrar se já senti ódio por alguém. Creio que não. Ninguém nunca me fez algo tão grave assim. Graças a Deus.
Coisa numero 2: Ciúme. Haha. Esse, eu sinceramente não tenho explicação. Acho que posso parar meu desenvolvimento por aqui.
Ok. vou continuar. Tem coisa mais chata de sentir do que ciume? É admitir o poder que outra pessoa tem sobre você. E isso eh humilhante. Se sente um impotente além de ridiculo. Ainda mais quando não se tem razão pra isso, quer dizer, quando não se tem base ou direito de sentir isso. Porque motivo mesmo, sempre existe. A gente arranja um, até testemunha ocular existe. Diz pra mim se existe algo mais instintivo que ciume. Não tem. E é avassalador. me invejam as pessoas que dizem que não sentem ciúme. Não sei viver assim, tenho ciúme de tudo, desde o mais comum deles até o que nem se imagina que pode se sentir ciúme. Chato. Admito.
Coisa numero 3: ansiedade. Se alguém me pergunta se eu sou ansiosa, digo que não. Porque em geral as pessoas não tem a mesma conotação de ansiedade que eu tenho. Existe sim essa ansiedade obvia que tem definição no dicionário. Mas pra mim, ansiedade msm, e a mais prejudicial de todas é aquela que te faz criar expectativas. Pra uma expectativa se tem 4 tipos de resultado: o que tanto se espera nem chega a acontecer, acontece e é frustante, acontece e alcança o objetivo ou finalmente acontece e supera a meta. Considerando 25% de chance pra cada evento, temos que as 2 primeiras possibilidades são RUINS e somam metade das chances. A terceira possibilidade acaba sendo indiferente, não é motivacional, é higiênico, vc já contava com isso, portanto não é bom nem ruim, e lah se vão 75% de não-lucro. por fim, com uma parcela minima de 25% fica o bom resutado e consequentemente o mais dificil de se acontecer. Todo esse discurso não me torna uma pessoa pessimista, nem se quer realista. É só um tipo de conselho para que não se criem expectativas, assim qualquer resultado é lucro.
Tudo isso me diz que somos menos racionais do que deviamos, nós temos pouco controle sobre nós mesmos. O emocional sempre vence o supostamente racional.
Bom, com certeza existem muitas coisas ruins aí pra se sentir. Mas não vem ao caso ficar falando de coisas extremamente pesadas.
É bom falar aqui. Vou dormir. Boa noite.

Um comentário:

duelos no serpentenário disse...

Dei muita risada com seu post Mari, sorry about this, hahahaha.
Mas adorei mt!!!! Adoro a perspectiva com que vc analisa as coisas.

E cade vc que sumiu da minha vida??? Muita saudade.
Ainda amo*** viu?!
Beijos!